Quinta da Carolina | Reserva Especial Tinto 2012 Douro
A complexidade aliada à elegância, num douro genuíno de carácter e estilo únicos. Propriedade da família Cândido da Silva, a Quinta da Carolina está localizada na região demarcada do Douro, sub-região do Cima Corgo, na margem esquerda do Rio Douro a 4 Kms sul do Pinhão.
vinhos, carolina, douro, rio, vinhas, pinhao, elegancia, vinhas velhas, barrica, complexidade, tipicidade, genuino, equilibrado, fresco, harmonioso, cítrico, mineral, floral, gastronómico, Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Carvalha, Tinta Amarela, Tinto Cão, Sousão, Rufete, Tinta Melra, Malvasia Preta, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Bastardo
4540
page,page-id-4540,page-child,parent-pageid-4630,page-template,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

Reserva Especial 2012 Douro

QUINTA DA CAROLINA

Produção total: 1.600 garrafas

Engarrafado em Abril de 2014


REGIÃO

Elaborado com as uvas da Quinta da Carolina, região demarcada do Douro, sub-região do Cima Corgo,situada na margem esquerda do Rio Douro, 4 Kms a sul do Pinhão, com exposição a norte e vinha letra “A”com mais de 40 anos.

 

VINDIMA

2012 foi um ano fresco, com um Inverno frio e uma Primavera e Verão com temperaturas amenas, o que permitiu maturações lentas e equilibradas. A vindima foi antecipada para manter a frescura que se previa, o que resultou em vinhos com boa acidez total, elegante e floral, com taninos mais suaves do que  em 2011.

 

 

 

CASTAS

A vinha velha da Quinta da Carolina tem várias castas típicas do Douro misturadas, sendo as principais a Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz.

 

 

VINIFICAÇÃO E ENVELHECIMENTO

As uvas foram colhidas em caixas de plástico de 25kg, escolhidas à mão bago a bago, desengaçadas e pisadas a pé em lagares tradicionais, fermentaram em lagares durante uma semana a uma temperatura de 24ºC. A fermentação malolática fez-se em barricas novas e usadas de carvalho francês, onde o vinho estagiou durante 18 meses.

 

NOTAS DE PROVA

Com cor ruby escura o 2012 mostra-se muito fino apresentando um bom volume de boca e taninos firmes. Com aromas de fruta do bosque, alguns aromas vegetais como  a esteva, característico do “terroir” da Quinta, tem uma mineralidade que lhe confere um final longo e persistente.  Ainda jovem, mas pronto a beber, o quinta da Carolina Reserva Especial 2012 é certamente um vinho que terá mais complexidade com os anos em garrafa.

reserva2009douro

14,50%

0.8 g/l

3,63

1.600

Alcool Açucares residuais pH Produção