Quinta da Carolina | El3mento Douro tinto 2017
A complexidade aliada à elegância, num douro genuíno de carácter e estilo únicos. Propriedade da família Cândido da Silva, a Quinta da Carolina está localizada na região demarcada do Douro, sub-região do Cima Corgo, na margem esquerda do Rio Douro a 4 Kms sul do Pinhão.
vinhos, carolina, douro, rio, vinhas, pinhao, elegancia, vinhas velhas, barrica, complexidade, tipicidade, genuino, equilibrado, fresco, harmonioso, cítrico, mineral, floral, gastronómico, Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Carvalha, Tinta Amarela, Tinto Cão, Sousão, Rufete, Tinta Melra, Malvasia Preta, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Bastardo
6197
page,page-id-6197,page-child,parent-pageid-4630,page-template-default,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

El3mento Douro tinto 2017

El3mento

DOURO 2017

Produção total: 1000 garrafas


El3mento nasce de uma parceria entre Luís Pedro Cândido da Silva e Carmelo Peña Santana, que desde a universidade tinham um sonho de juntar as duas cabeças e fazer um vinho juntos. Após 5 anos, e muitas ideias partilhadas nasce o primeiro El3mento no Douro em 2017, a partir de uma vinha centenária a 600 metros de altitude na zona de Barcos – Tabuaço.

 

Uma fermentação espontânea, com o cacho inteiro em Talha de barro, sem controlo de temperatura e macerada por cerca de 4 meses. Um processo arriscado, tendo em conta os baixos níveis de dióxido de enxofre utilizados, que não irá ser lançado todos os anos devido á sua volatilidade.

 

2017 foi um ano vitícola quente e seco, em que as videiras se mostraram com um avanço na fenologia desde a Primavera de cerca de 15 dias, originando uma vindima precoce devido á escassez de água e tentando evitar uma excessiva concentração.

 

As uvas do El3mento foram vindimadas no dia 10 de Setembro e colocadas na Talha no mesmo dia, com uma ligeira pisa a pé de modo a extrair algum sumo sem danificar o engaço e a grainha da uva, ficando na Talha até ao dia 20 de Janeiro de 2018. Seguindo-se uma estabilização natural, o vinho permaneceu em Inox até ao dia 25 de Maio de 2019 quando foi engarrafado sem ajustes e sem qualquer filtração ou colagem.

 

Disponível em:
https://garrafeiratiopepe.pt/vinho-tinto-elemento

el3mentodouro2017

12,0%

5.4

3,55

1000

Alcool Acidez pH Produção