Quinta da Carolina 2017

QUINTA DA CAROLINA

Produção total: 2600 garrafas

Vindima a 18 de Agosto


VINHA

A vinha da Quita da Carolina . data de a1931, com cerca de 2 hectares. Variedades  autóctones do Douro, sobressaindo a Tinta Amarela, o Tinto Cão, a Touriga Francesa, a Tinta Francisca, o Rufete, a Tinta Roriz, o Bastardo, entre outras. A exposição a norte, numa zona quente, juntamente com a diversidade de castas permite-nos vindimar um pouco mais cedo que o normal, encontrando sempre um equilíbrio entre diferentes graus de maturação.

 

O Ano

O ano de 2017 caracterizou-se pela seca extrema , desde pela seca extrema, desde o inicio do ciclo vegetativo até ao final  com temperaturas quentes, o que fez  com que  a vindima fosse bastante precoce- 18 de Agosto-  já com níveis de maturação bastante elevados. Um ano de bastante stress hídrico para a planta mas com níveis de sanidade muito altos, com uma pressão muito baixa de doenças.

 

VINDIMA

Após uma seleção criteriosa das uvas na vinha, a vinificação é feita com cacho inteiro, pisado a pé ligeiramente em lagar de cimento, onde fermentam espontaneamente a temperatura controlada.Após um período de maceração de cerca de 2 semanas, as uvas são prensadas e o vinho continua os processos fermentativos em barricas de 500 litros de Carvalho Francês e Austríaco

 

ESTÁGIO

O estagio de 30 meses  nas barricas atrás mencionadas, seguindo um ano em inox, onde estabiliza naturalmente no decorrer das estações. Engarrafado manualmente, por gravidade sem filtrar nem colar e com ajustes mínimos de SO2

 

NOTAS DE PROVA

De cor rubi aberta, pouco profunda, no nariz apresenta notas herbáceas aliadas a uma fruta vermelha fresca, amplo e profundo, na boca tendo bastante presente o Douro e as notas de estágio em madeira. Um vinho para apreciar enquanto jovem, mas com clara aptidão de envelhecimento. Aconselhável a decantação.

Disponível em:

https://garrafeiratiopepe.pt/vinho-tinto-quinta-da-carolina-reserva

 


quintadacarolina2015

13,70%

0.63 g/l

3,63

2600

Alcool Açucares residuais pH Produção