Xis branco Douro 2019

Xis branco Douro 2019

QUINTA DA CAROLINA

Produção total: 620 garrafas


O Xis nasce em 2019 de uma procura pelas melhores vinhas de uvas brancas da região de Adorigo/Barcos no conselho de Tabuaço – Douro. Vinhas bastante velhas, de solos xistosos, com mais de 90 anos, exposição a Norte entre os 500 e os 550 metros de altitude, com maioritariamente Malvasia Fina, entre outras castas com menor peso no encepamento como Gouveio, Rabigato, Dona Branca e Viosinho.

 

O ano de 2019 caracterizou-se pelo clima seco, com níveis muito baixos de precipitação. As temperaturas elevadas na primavera deram origem a níveis de sanidade bons e produções medias-altas no Douro. Os dias amenos e as noites frescas no mês de agosto permitiram que as videiras maturassem lentamente as uvas, dando origem a mostos bastante equilibrados.

 

As uvas são vinificadas de uma forma oxidativa – prensa vertical para barricas usadas, onde acontece uma fermentação espontânea e estágio de 1 ano nas mesmas, sob as borras grossas. Malolactica parcial é natural, sendo que em 2019 só aconteceu num 1/3 das barricas.
Após um ano de estágio, o vinho é transfegado com as mesmas borras para uma cuba de inox, onde permanece em decantação estática durante o inverno, sendo engarrafado na primavera seguinte – data de engarrafamento 15 de Maio de 2021.

xisdouro2019

11,5%

8.10

2,94

620

Alcool AT (g/L) pH Produção