Quinta da Carolina | Xisto Amarelo Tinto 2017
A complexidade aliada à elegância, num douro genuíno de carácter e estilo únicos. Propriedade da família Cândido da Silva, a Quinta da Carolina está localizada na região demarcada do Douro, sub-região do Cima Corgo, na margem esquerda do Rio Douro a 4 Kms sul do Pinhão.
vinhos, carolina, douro, rio, vinhas, pinhao, elegancia, vinhas velhas, barrica, complexidade, tipicidade, genuino, equilibrado, fresco, harmonioso, cítrico, mineral, floral, gastronómico, Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Carvalha, Tinta Amarela, Tinto Cão, Sousão, Rufete, Tinta Melra, Malvasia Preta, Tinta Barroca, Tinta Francisca, Bastardo
6162
page,page-id-6162,page-child,parent-pageid-4630,page-template,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,,wpb-js-composer js-comp-ver-4.1.2,vc_responsive

Xisto Amarelo Tinto 2017

QUINTA DA CAROLINA

Produção total: 1300 garrafas


REGIÃO

O Xisto Amarelo é fruto de um trabalho de 10 anos com a mesma vinha – a vinha da Amarelinha- que se caracteriza precisamente pelo seu Xisto Amarelo. Uma vinha exposta a nascente, plantada no início do milénio em patamares, na maioria com Touriga Franca.

 

VINIFICAÇÃO

Fermenta em lagar de cimento, cacho inteiro com a pisa de pé tradicional do Douro. Durante a fermentação a extracção é mínima, tal como todas as intervenções neste vinho. Estagia num foundre de 1000 litros de carvalho Alemão, com mais de 50 anos, durante 1 ano e meio e é engarrafado à mão sem filtrar nem colar e com níveis mínimos de sulfitos.

 

NOTAS DE PROVA

De cor violeta densa, típica de uma fermentação com bastante Touriga Franca em lagar, o Xisto Amarelo mostra-se bastante floral no nariz, com alguma notas de esteva e pimenta rosa. Na boca contrasta bastante fresco, fruta preta do bosque e alguma pimenta branca com uma malha de taninos firmes que tornam o final de boca bastante persistente.

Disponível em:
https://garrafeiratiopepe.pt/vinho-tinto-xisto-amarelo

xistoamarelotinto2017

13,0%

5.4

3,7

1300

Alcool Acidez pH Produção