- O ano de 2020 caracterizou-se no Douro pelo clima muito quente e seco, com um verão muito quente que bloqueou a transpiração da videira e consequente fotossíntese e açúcar. O tempo de colheita foi muito curto, amadurecendo tudo ao mesmo tempo, depois de alguma chuva no final de Agosto. Uvas muito saudáveis, colhidas a 31 de Agosto, prensadas diretamente para as barricas usadas da borgonha de 228 litros.
Xis Douro 2021
QUINTA DA CAROLINA
El3mento
DOURO 2019
El3mento nasce de uma parceria entre Luís Pedro Cândido da Silva e Carmelo Peña Santana, que desde a universidade tinham um sonho de juntar as duas cabeças e fazer um vinho juntos. Após 5 anos, e muitas ideias partilhadas nasce o primeiro El3mento no Douro em 2017, a partir de uma vinha centenária a 600 metros de altitude na zona de Barcos–Tabuaço. O segundo el3mento foi feito no ano de 2019,um ano seco no Douro, com precipitação regulada e quando a planta mais necessitava, sendo assim um ano agrícola bastante bom e com produções equilibradas. Uma fermentação espontânea, com o cacho inteiro em Talha de barro, sem controlo de temperatura e macerada por cerca de 8meses. Um processo arriscado, tendo em conta os baixos níveis de dióxido de enxofre utilizados, que não irá ser lançado todos os anos devido á sua volatilidade.
Xisto Amarelo tinto 2019
QUINTA DA CAROLINA
- O Xisto Amarelo é fruto de um trabalho de 10 anos com a mesma vinha – a vinha da Amarelinha- que se caracteriza precisamente pelo seu Xisto Amarelo. Uma vinha exposta a nascente, plantada no início do milénio em patamares, na maioria com Touriga Franca.
- De cor violeta densa, típica de uma fermentação com bastante Touriga Franca em lagar, o Xisto Amarelo mostra-se bastante floral no nariz, com alguma notas de esteva e pimenta rosa. Na boca contrasta bastante fresco, fruta preta do bosque e alguma pimenta branca com uma malha de taninos firmes que tornam o final de boca bastante persistente.
Quinta da Carolina 2019
CAROLINA
O Quinta da Carolina 2019 é um vinho com um perfil pouco extraído,
procuramos a elegância e a frescura que uma vinha velha de
exposição a norte nos pode dar. De cor rubi aberta, pouco profunda,
com notas herbáceas aliadas á fruta fresca no nariz, profundo e
persistente na boca tendo bastante presente o Douro e as notas de
estágio em madeira. Um vinho para apreciar enquanto jovem, mas
com clara aptidão de envelhecimento. Aconselhável a decantação.
Reserva Especial 2011 Douro
QUINTA DA CAROLINA
- O Quinta da Carolina Reserva Tinto é um vinho produzido com as uvas de melhor qualidade da Quinta, apenas elaborado nos melhores anos. Uma vindima cedo faz com que se preserve toda a frescura, acidez e mineralidade, potenciando o envelhecimento em garrafa.
- De cor rubi escura, no nariz com notas de frutos vermelhos, chocolate e uma madeira fina bem presente, o Quinta da Carolina Reserva Tinto é um vinho elegante, fresco, com taninos aveludados e um final de boca volumoso e persistente. Um vinho excitante enquanto novo, com carácter típico do Douro, mas complexo com uns anos de guarda.
Tinto Douro 2003
QUINTA DA CAROLINA
No ano de 2003 a Primavera foi bastante fresca atrasando as maturações nas cotas mais altas da região do Douro, com o Julho mais fresco do se. XXI e as repentinas subidas de temperatura as videiras maturaram bastante lentamente o que nos permitiu calcular o exato “timing” de colheita, com o objetivo de preservar a frescura com o equilíbrio natural dos açucares.
Douro Tinto 2020
CAROLINA
- O ano 2020, teve um Inverno muito rigoroso, na primavera registaram-se temperaturas acima da media, o que promoveu o abrolhamento precoce, o verão foi quente e seco, mas com grandes amplitudes térmicas, permitindo assim, obter uvas em perfeito equilíbrio e um excelente estado de maturação.
- De cor rubi profundo, o Carolina tinto 2020 apresenta uma acidez equilibrada, aromas a frutos vermelhos, cereja cristalizada e especiarias, com um ligeiro toque a madeira. Com boa maturação fenólica o que lhe confere um bom volume de boca e bastante complexidade.
Douro Branco 2022
CAROLINA
- O vinho Carolina Branco não sendo produzido na Quinta, é resultado de uma selecção de uvas de zonas mais altas da região do Douro, mais precisamente da região de Tabuaço, de onde provém as castas Viosinho, Arinto, Rabigato e Códega do Larinho.
- De cor límpida, citrina esverdeada, com notas florais, o Carolina Branco tem uma óptima intensidade. Resultado da complexidade dos dois tipos de solo é equilibrado na boca, elegante, fresco, com notas de toranja e um final longo e mineral.
Douro Tinto 2019
CAROLINA
- O Carolina Tinto é um vinho loteado das diferentes parcelas de vinha da Quinta da Carolina. O seu estágio em barricas de segundo ano do Quinta da Carolina Reserva faz com que seja menos marcado pela madeira, saindo usualmente, mais cedo para o mercado.
- Com uma cor profunda, aromas de frutos vermelhos e especiarias, o Carolina Tinto é um vinho equilibrado, fresco e elegante, com uma óptima relação preço/qualidade.